Photobucket

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL?

Semana de Natal... Preparações... Amigos secretos... Presentes... Estamos acostumados a esta rotina de final de ano, onde nos tornamos mais sensíveis, mais abertos a afabilidades entre amigos, família. Enfim, é um ótimo período! Mas, será que é pra todos?

Muitos de nós só se preocupa com roupas, destino de viagens, confraternizações, mas se esquece de algumas coisas que estão a sua volta. Coisas que diferem um pouco de seu mundo, de tudo aquilo que está acostumado a ver, a lidar no dia a dia. Coisas que nunca passou na pele.

Crescemos ouvindo esse ditado: "Cada um sabe onde o seu sapato aperta!", mas esse "um" já provou todos os sapatos pra sentir como ele aperta ou não?

Estamos passando por um período de alegria, de festividades, de comunhão entre pessoas. Isso é difícil de esquecer. O que poderia também se difícil de sair de nossas memórias é o fato de que nem todos nós podemos sentir essa alegria, olhar em nossa volta e ver como essas festas de final de ano modificam tudo e todos. Luzes, decorações, papai noel... do que isso importa se você não tem o que é de mais básico pra a existência de um ser humano: comida!

Do que adianta todo esse "espírito natalino", se esse tal de natal esqueceu de fazer a feira do mês? Qual seria o significado de "FELIZ NATAL" ou de "FELIZ ANO NOVO" para uma pessoa que não sabe o que é ser feliz a muito tempo? Que felicidade pra ela, acabou com o último prato de farinha?

Tudo isso, todas essas mudanças, todas essas luzes, todas essas pessoas com sorrisos de hipocrisia e omissão, nada mais são que coisas como outras qualquer. COISAS que ainda deixam a barriga vazia, o papelão na calçada, a caneco na mão, o menino cheirando cola, a mãe no sinal "colocando uma etiqueta de preço" e a mãe da mãe com as mãos para o céu se apegando à única coisa que pra ela não tem nada a ver com isso tudo, com essas festas todas. TEM A VER COM ESPERANÇA...

Estreio esse espaço que a mim foi consedido, por esse mesmo que antes do foi está, pra deixar um recado e lembrar o que pra muitas pessoas está fácil de esquecer. Vou me usar de uma cena que presenciei em um de meus dias nessa terra:

Acompanhando um amigo em uma ministração de aula numa escola periférica, carente, do mundo mágico de "Recifeliz", esse mesmo amigo a quem tenho muita estima, diga-se de passagem, ao iniciar uma atividade de redação com o tema, "O QUE É FOME?", fez a mesma pergunta aos alunos.

Silêncio. Ninguém se acusa a responder tal pergunta que remetia a tantas sensações. Já desistindo, meu amigo já ia passar para a outra etapa do exercício quando um menino, franzino, do fundo imperceptível da sala, levanta-se de maneira mais imperceptível ainda e responde: "FOME PROFESSOR, É SE LEVANTAR DE MANHÃ COM MEU IRMÃO MENOR CHORANDO POR COMIDA E VER MINHA MÃE DANDO A ELE UM 'CONFEITO' PRA ENGANAR A BARRIGA DELE..."

Pense nisso meus caros amigos, prestimósos também - ao ler esse texto -, pense ao seiar na véspera de natal e ao desejar "Próspero" ano novo, que para certos filhos amados de Deus pra ser feliz e próspero não precisa de muita coisa, só de alguma coisa no estômago.


Um comentário:

Aline disse...

caralho!
bem melhor essa dura verdade do que todas as hipocrisias enfeitadas com luzes coloridas.

de fato, a prosperidade que esnobamos faz muita falta pra muita gente...

valeu a reflezão, meu querido.

xero,
Aline